6 dicas [infalíveis] para desenvolver a sua equipe de trabalho!

Hoje em dia, uma das competências mais cobradas de um administrador é o dom de se comunicar.

Com os desafios que estão surgindo no caminho das empresas, é comum que os gestores foquem seus esforços em estratégias que aumentem a lucratividade, a eficiência e para melhorar as vendas, porém esquecem o principal recurso de uma empresa, que são seus funcionários.

Toda empresa tem um foco, um objetivo e o primeiro a comprar esta ideia são as pessoas que trabalham lá. Por isso, manter uma equipe de trabalho motivada e disposta a enfrentar as turbulências que se formam no ambiente interno e externo da organização é o fator de diferença que pode levar você a alcançar vôos mais altos!

Aqui vão alguns passos que te ajudarão nisso!

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om as hierarquias definidas, cada funcionário tem um papel dentro da empresa. A divisão de trabalho faz com que cada um se especialize em uma determinada área dentro da organização, tornando o processo de produção bem mais eficiente.

Mas, isso não quer dizer que ele deva apenas saber sobre suas atividades. Ele precisa estar ciente que sua tarefa representa uma parte de um todo e que é uma das partes importantes que fazem a empresa crescer. Por isso, todos os envolvidos devem estar cientes da missão, visão e valores da organização.

  • Autonomia

Os colaboradores são importantes e eles têm que saber disso. Eles precisam se sentir confiantes fazendo seu trabalho e também para dar sugestões que consideram relevantes para o crescimento da empresa. Então, envolva seus funcionários em algumas tomadas de decisões.

Além de ficar ciente da visão de cada um com relação às tarefas, você ainda vai descobrir quem está envolvido com a organização, pois os interessados farão sugestões pertinentes, enquanto que os demais darão pouca importância ao assunto.

Para aumentar a confiança da equipe e mantê-los motivados, também é importante oferecer treinamentos de qualidade, pois assim o funcionário se sentirá mais apto nas tarefas que precisa realizar.

  • Interação

Não se pode forçar os funcionários a agirem como um robô. Ainda que haja a necessidade de se ter um profissionalismo é essencial para o crescimento de qualquer negócio um ambiente de trabalho onde tenha companheirismo, de forma que todos se motivem e se apóiem.

Para criar um ambiente assim, é necessário o uso de algumas interações bem comuns nas empresas, como:

  • Confraternizações;
  • Treinamentos formais;
  • Viagens corporativas.
  • Acompanhe

Com frequência, é preciso monitorar a evolução de cada funcionário. Assim, é importante avaliar e tecer metas que instiguem, mas que acima de tudo, não se tornem um quebra-cabeça tão grande que ninguém consegue resolver. Cobre de sua equipe, mas seja justo, dessa forma ninguém fica desanimado.

Lembre-se que isso é importante, pois o colaborador precisa saber como está indo seu avanço na organização. Chame a atenção para o que estiver ruim de acordo com a visão da empresa, mas sempre os lembre de que eles podem melhorar.

  • Valorize

Um ser humano que se sente valorizado vale ouro! Você vai perceber isso na sua empresa! Se seu funcionário atinge a meta, cumpre com as normas da empresa e está claramente buscando crescimento, parabenize-o pelos seus esforços. Ele precisa ser reconhecido e sentir que a empresa está vendo seus resultados.

Nessa hora, entram as premiações, que podem ser para a equipe ou para um único colaborador, dependendo da situação e variam desde aumentos salariais e brindes, até folgas e viagens.

  • Seja um motivador!

Nos dias de hoje, as empresas não buscam chefes e sim líderes. Um líder de verdade gera influência, compartilhando com sua equipe os desafios que já foram impostos para ele. Um verdadeiro líder se mantém motivado e gera motivação em sua equipe. Assim, um líder precisa saber compartilhar suas metas e suas experiências, para manter os funcionários dispostos e prontos para alcançar resultados excelentes.

É sempre bom lembrar que em uma empresa, os clientes devem ser tratados como hóspedes e os funcionários, como pessoas.

Até a próxima!

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