6 dicas para evitar erros na hora de criar um plano de negócios

A base do sucesso de qualquer empresa em formação é o plano de negócios.

Esse documento indica os passos que devem ser seguidos para alcançar o objetivo, diminuindo as margens de risco.

Ao contrário do que muitos pensam sobre criar um plano de negócios, nunca foi uma tarefa fácil, é necessário experiência no mercado, paciência, visão e tempo.

Por isso, existem profissionais competentes para criar o plano de negócios. Mas o próprio empresário também pode criá-lo, desde que tome cuidado com os erros.

Pensando em você, empreendedor, separamos 6 dicas para evitar erros na hora de criar um plano de negócios:

1. Ramo de atuação

Desconhecer o ramo de atuação é um erro, é necessário conhecer os detalhes do segmento em que atua ou pretende atuar, para, assim, encontrar oportunidades nele. Não se esqueça de que isso faz parte do seu planejamento, então pesquise bastante.

2. Mercado consumidor

Não pesquisar o mercado consumidor significa não ter as informações sobre os prováveis compradores.

Não realizar essa pesquisa de mercado pode afetar as forma de saber o que produzir, de que forma vender, qual é o local adequado para a venda e qual é a demanda potencial para o produto.

3. Fornecedores

Desconhecer o mercado fornecedor vai refletir nos resultados que o empresário pretende alcançar.

Mercado fornecedor é aquele que fornece, à empresa, os equipamentos, as máquinas, a matéria-prima, as mercadorias e os demais materiais necessários.

4. Mercado concorrente

Não conhecer a concorrência é um erro muito grande também, pois é sabendo quem é sua concorrência que você terá ideias para ser original e se diferenciar no mercado.

Pesquise sobre as mercadorias ou serviços que oferecem, as vendas efetuadas pelo concorrente, os pontos fortes e fracos da concorrência. Pesquise, até mesmo, se os clientes deles são fiéis.

5. Indefinição de produtos e serviços

É preciso conhecer detalhes do seu produto ou serviço e fazer com que eles atendam às necessidades do mercado. Defina qual a utilização do seu produto ou serviço, a embalagem utilizada, os tamanhos oferecidos, as cores, os sabores, entre outros.

6. Localização da empresa

Não analisar a localização da empresa é um erro comum, porém pode ser evitado.

Um bom ponto comercial é aquele que gera resultados e um volume razoável de vendas. A definição do local está diretamente relacionada com o ramo de atividade em que a empresa atua.

Esses são os principais erros da maioria das empresas. Espero ter ajudado com essa publicação e espero, também, que obtenha muito sucesso no seu planejamento.

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