Qual é o papel do contador nas PME’s?

Você sabe qual é o papel do contador nas PME’s?

Quando se começa um negócio a impressão é: “Eu consigo administrar minhas ideias, não deve ser tão difícil e talvez eu não precise de um contador”.
E isso é verdade a principio, no inicio você consegue cuidar das coisas sozinho, mas ao menor sinal de um crescimento da sua empresa você sentirá a carência de um contador para te auxiliar e te ajudar a organizar a sua empresa.

Por mais responsável que o empreendedor seja, ele deve estar completamente ciente do acerto das contas da empresa e pelo pagamento de tributos aos governos municipais, estaduais e federais.

O contador é o responsável por auxiliar o gestor na condução consciente da organização. E hoje eu vim te apresentar o porquê que o papel do contador na sua empresa se torna tão importante.

Contador antes de abrir o próprio negócio


Por que eu preciso de um contador antes mesmo de ter um negócio?

O papel do contador antes de abrir PMEs consiste em uma série de questões fiscais que devem ser resolvidas, como o regime tributário ideal para enquadrar o seu negócio, visando maximizar seus lucros antes mesmo de começar.
Caso queira iniciar seu negócio com o mínimo de riscos, e o máximo de lucros é completamente indicado que se consulte com um contador para ter um bom planejamento do seu negócio. Tenho certeza que seu caminho será bem mais fácil com essa grande ajuda.

Contador no dia a dia da empresa

Caso já tenha iniciado sua empresa sem o auxilio de um contador, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de melhorar os rendimentos do seu negócio sabia?

Contador é fundamental na gestão dos processos internos da empresa, além de auxiliar na descoberta de empecilhos dentro da empresa que drenam recursos e fazem com que o negócio perca rentabilidade.
Para isso, o contador tem acesso aos balanços mensais, semestrais e anuais como ponto de análise da saúde financeira da organização.

Além disso, o papel do contador  notificar sobre contas a receber e a serem pagas, a gerência do fluxo de caixa e outras tarefas burocráticas com as quais o empreendedor não pode se dar ao luxo de “perder tempo”.

Os custos de um contador

Tendo em vista a importância do contador até no seu quadro de funcionários, deve estar se perguntando quanto custa manter esse profissional na empresa, não é mesmo?
No entanto, você deve lembrar que esse custo pode se tornar um investimento valioso para deixar sua empresa mais organizada e lucrativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *