A importância da inovação na administração empresarial!

 Não tenha medo de inovar, mude a forma que está administrando sua empresa!

Ser criativo, proativo e inovador são apenas algumas das características de um empreendedor. Quando se pensa em empreender, não se pode ter medo e nem esperar que as coisas aconteçam.

Muitas ideias não saem do papel porque as pessoas se prendem na possibilidade de erro e fixam em suas cabeças que aquilo não pode dar certo.

Mark Twain disse uma vez que daqui a 20 anos você vai se arrepender das coisas que não fez e não pelos erros que cometeu. Então, afaste-se do seu porto seguro, enfrente o vento, explore, sonhe e descubra!

A importância de inovar

O mercado está cada vez mais competitivo e dentro dele tudo muda muito rápido. Por isso, investir em inovação não pode ser uma característica deixada de lado, visto que inovar é sinônimo de melhorar, facilitar e tornar algo mais eficaz.

As empresas que não investem em inovação, são vistas como empresas mortas, que são facilmente arrastadas pela concorrência. Até mesmo empresas de grande porte fracassam justamente por não saberem se reinventar.

Inovar é a única forma de conquistar espaço no mercado.

Como inovar?

Como em todos os processos dentro da organização, você precisa analisar as possibilidades de inovação conhecendo melhor o mercado. É preciso entender claramente a razão da inovação que a empresa está buscando e após compreender isso, é necessário fazer um diagnóstico para saber por onde começar.

Algumas questões são importantes nesse processo, para ajudar o empreendedor a inovar sem medo:

  • Monitorar as informações: procurar indicadores de desempenho na intenção de se certificar que a mudança está dando certo;
  • Investir em softwares: modernizar a gestão da organização. Hoje em dia já existem softwares de gestão online que são gratuitos;
  • Observar os clientes: eles são a fonte direta de retorno do seu negócio e podem te mostrar exatamente aquilo que está faltando na empresa;
  • Capacite: para que se alcance os resultados esperados com as novas práticas adotadas, é preciso manter sua própria capacitação e a de sua equipe.

É fundamental administrar sem medo da inovação

A diferença entre um perdedor e um vencedor, é que quem vence não desistiu de tentar. Você precisa ter em mente que há riscos em quaisquer que sejam suas escolhas e que,  se você pretende ser um empreendedor de sucesso levando sua marca adiante, é imprescindível que aprenda a conviver com isso.

Uma característica marcante em um empreendedor que busca e acredita em seu sucesso é que ele sempre se mantém motivado e inspirado. Você não gosta que nada atrase o andamento do seu negócio, então porque deixar o medo assumir o comando da situação?

Se ainda assim não se sentir seguro para administrar de forma diferente, busque outras inspirações. Há uma vasta quantidade de exemplo de grandes empresas que são o que são hoje, pois se dedicaram a um empreendedorismo mais arrojado.

Como exemplo se pode citar a Starbucks, que se inspirou no design da Apple e usa a logística da Zara.

Por isso, fique atento a concorrência e ao mercado em geral! Eles podem ser a sua fonte de ideias inovadoras e ainda o combustível para te fazer acreditar sempre que pode ser melhor, e que o sucesso está logo ali, apenas esperando que você tome coragem.

Pense nisso e muito boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *