A importância do Planejamento Estratégico e do Orçamento Empresarial para sua empresa

Muitos empresários, principalmente os donos de micro e pequenas empresas, acreditam que fazer um Planejamento Estratégico é perda de tempo e um luxo apenas para grandes organizações.

No entanto, o Planejamento Estratégico tem por função planejar meios e recursos de otimizar os processos, reduzir os custos e minimizar os erros na operação. Sendo assim, é extremamente importante para negócios de todos os tamanhos, inclusive as micro e pequenas empresas.

Além disso, a realização de um excelente

por sua vez, é imprescindível para se encontrar meios do negócio ser lucrativo, sem aferir a qualidade e segurança do seu mesmo.

Com isso, o Planejamento Estratégico e o Orçamento Empresarial são ferramentas fundamentais e imprescindíveis para o bom desempenho e a sobrevivência de um negócio de sucesso, em um mercado cada dia mais competitivo.

Mas o que é Planejamento Estratégico?

Não há empreendedor que não queira ver seu negócio deslanchar, não é mesmo? Todo empresário sonha com o crescimento da sua empresa e estruturação no mercado. No entanto, com a alta competitividade em meio a tantas inovações mercadológicas, cada dia mais se torna um desafio se estruturar nesse meio.

Exatamente por isso, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão que visa analisar todos os processos do desenvolvimento da sua empresa, buscando gerir meios de melhorias e minimizar os impactos que podem ser causados em um curto espaço de tempo.

Ele se aplica para toda a empresa, em todos os setores, provendo recursos materiais, humanos e todos os meios que podem de algum modo gerar resultados positivos.

O Orçamento Empresarial

O Orçamento Empresarial é a prática do Planejamento Estratégico em formato de números.

Ele é importante para gerir meios financeiros, reduzir custos, maximizar os lucros e minimizar os impactos que podem ser causados em forma de prejuízos por alguma eventualidade ou ainda má gestão financeira.

Como todo o negócio vive de lucro, ele é imprescindível para o crescimento do mesmo.

Planejamento Estratégico x Orçamento Empresarial

Através do Planejamento Estratégico é possível alinhar metas e objetivos ao Orçamento Empresarial de modo a controlar melhor financeiramente os negócios.

Geralmente um Planejamento Estratégico é feito para um prazo de um a três anos, já o Orçamento Empresarial, devido à sua complexidade e fragilidade (uma vez que estamos falando de recursos financeiros e estabilidade econômica) geralmente ele é projetado de modo a atender uma demanda anual.

Esse cenário pode ser alterado de acordo com o tipo do negócio e volatilidade do mesmo no mercado.

O alinhamento do Planejamento Estratégico, ao Orçamento Empresarial (traduzidos em números)  – estabelece algumas metas cruciais para o sucesso do negócio, tais como: equipe, faturamento, vendas, compras, entre outras, e desse modo a empresa determina com maior clareza aonde se quer chegar dentro de determinado período.

A importância do Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial

As empresas que não adotam essas técnicas estratégicas de crescimento do seu negócio, geralmente trabalham pensando apenas no mês vigente (faturamento). Com isso não conseguem ter visão clara do que está por vir em um curto, médio e menos ainda em um longo prazo.

A falta desse controle pode fragilizar qualquer negócio e trazer sérios prejuízos a empresas despreparadas. Deste modo, fica evidenciada a importância de manter um bom Planejamento Estratégico e um excelente Orçamento Empresarial como ferramentas de gestão para um presente e futuro econômico estruturado e sustentável.

Busque auxílio de profissionais especializados em Gestão Estratégica

Há diversas opções de profissionais qualificados com a competência de trazer ao seu negócio estratégias de estruturação no mercado.

Contar com um escritório de contabilidade é muito mais que apenas ter auxílio nas questões fiscais/tributárias e ou departamento pessoal. É contar com Consultores Financeiros especializados para o seu crescimento empresarial.

Se um negócio sobrevive de lucro, maximizar  esses lucros é o resultado de um Planejamento Estratégico e um Orçamento Empresarial bem estruturado, visando o crescimento do empreendimento. Logo, não há como negar que contar com um auxílio contábil de qualidade é o braço direito para o sucesso do seu negócio.

 

Planejamento Estratégico, Orçamento Empresarial, lucratividade, recursos financeiros, faturamento, técnicas estratégicas, profissionais qualificados, escritório de contabilidade, crescimento empresarial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *