Abrir seu próprio negócio não tem que ser obrigação, e sim prazer!

Muitas pessoas são motivadas a ingressar no próprio negócio pois se veem desempregadas e creem que esta é a solução mais viável diante da crise. Focam apenas nas vantagens de se tornarem empresários, principalmente pensando nos lucros.

Abrir seu próprio negócio tem sim suas vantagens, mas exige muitas mudanças. A verdade é que nada feito por obrigação ou sem paixão tem um final feliz.

Para que seus negócios tenham sucesso, você tem que ir além da ideia de retorno financeiro, você precisa gostar do que faz e lutar por esse objetivo.

Seus sonhos precisam de ação

Abrir o próprio negócio é um sonho que, ultimamente, tem estado muito presente na cabeça dos brasileiros, principalmente agora, em tempos de crise. O desemprego e a opção de ser seu próprio patrão, para muitos, tem sido a melhor saída.

Nem todas as pessoas nascem com a aptidão para empreender, mas isso é aceitável, até porque um perfil empreendedor pode ser desenvolvido com ajuda de especialistas e principalmente com muito empenho e dedicação.

Contudo, o que não pode ser esquecido é que abrir seu próprio negócio traz uma série de responsabilidades e uma incrível mudança na forma de enfrentar a vida e as obrigações. Por isso, a decisão de se tornar um empreendedor, não pode ser tomada por impulso.

Tenha amor pelo o que faz

O segredo do sucesso em qualquer área ou negócio é ter verdadeira paixão pelo o que faz. Para que suas ideias e anseios saiam do papel e se tornem realidade, você precisa ter um bom planejamento e muita dedicação.

As chances de sucesso serão pouquíssimas para aqueles que ingressam em um negócio pensando apenas nos lucros que ele irá lhe proporcionar.  Montar um negócio tem que ser algo que dure e traga satisfação para os seus clientes e que não seja apenas uma operação comercial.

Se o novo empreendedor abrir uma empresa visando apenas os seus lucros, ele será rapidamente desmotivado no primeiro momento de crise ou dificuldade. Empresários que tem amor pelo que fazem, enfrentam melhor as dificuldades, pois têm a paixão como força motriz para os levarem a diante e nunca desistirem.

Portanto o primeiro passo para um empreendedor ser bem sucedido é encontrar um ramo ou atividade que se identifique e tenha alguma familiaridade, conhecimento e/ou experiência. Lembre-se: empreender requer muito estudo.

Empreender é assumir riscos

Todo empreendedor é um gestor de riscos, e sabemos que lidar com riscos é um grande desafio e que nem todos estão dispostos a assumir estas complicações. Mas a verdade é que um bom empresário assume seus riscos, não apenas nos negócios em si, mas riscos em termos de futuro e permanência.

Infelizmente nem todos nascem com competência para os negócios, e apesar de haver tentativas, se a pessoa não ousar e se dedicar, jogará a toalha antes de ingressar no negócio de fato. Um perfil empreendedor se restringe a um quadro de pessoas com muita determinação, condições especiais e expertises.

Essas características se fazem necessárias na hora de encarar desafios e solucionar problemas. Por isso que abrir um negócio não deve ser encarado como uma obrigação de vida, e sim algo feito por prazer, para que não hajam frustrações futuras.

Antes de começar pense e planeje

Agora que você identificou o que realmente gosta de fazer, qual negócio abrir, acredita que esta ideia lhe dará forças e motivação para trabalhar duro, não está pensando apenas no retorno financeiro que isso pode lhe proporcionar, nem no status que isto representa, é hora de planejar.

Tudo em nossas vidas necessita de um planejamento. Uma festa, uma viajem, uma mudança, os estudos entre outras coisas. O planejamento é o alicerce de todo e qualquer projeto bem sucedido, por isso que abrir um empreendimento não pode ser feito no impulso, durante um café da manhã. Durante o café você poder um “insight” porém, este precisa ser planejado para se tornar um empreendimento.

Criar um plano de negócios a princípio pode parecer uma atividade cansativa e tediosa, mas acredite, este é o ponto crucial da sua empreitada. Monte o seu Modelo de Negócios, faça pesquisas de mercado e avalie as oportunidades reais que ele oferece para o seu empreendimento. Procure fazer cursos e ter um arquivo com materiais de pesquisa para você entender bem o mercado ao qual irá ingressar.

Analise a concorrência e descubra a melhor maneira de se destacar no segmento que irá atuar. Não esqueça: o mercado busca inovação. Não queira ser mais um, pois suas chances de sucesso serão pequenas, busque melhorar e inovar. Esteja um passo a frente sempre.

Conclusão

Você pode perceber que existem muitos fatores que devem ser levados em consideração para se abrir o próprio negócio. Portanto, antes de colocar a mão na massa, amadureça bem suas ideias, procure ajuda de profissionais capacitados, converse com pessoas que estão há mais tempo no mercado e pesquise sobre cases de sucesso. Demostre interesse, crie oportunidades e comprometa-se.

Quando tomar a decisão e optar pela Abertura de sua Empresa, venha tomar um café conosco. Nós da NewAccount somos especialistas em novos negócios. Podemos lhe orientar e participar proativamente do seu sonho.

Até a próxima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *