Clareza no objetivo profissional é imprescindível para não perder o caminho!

É comum em pequenas empresas, os profissionais exercerem diversas funções, atuando em diferentes áreas. É o empresário que também exerce os papéis de comprador, telefonista; é o motorista que também ajuda a carregar e descarregar o caminhão, enfim, são profissionais polivalentes.

Tudo bem se houver o consentimento do profissional!! Caso contrário, este profissional está fadado a “nadar, nadar, e morrer na praia!!”, ou seja, pode ficar vagando pela vida, aceitando qualquer função, sem saber onde quer ir e onde se pretende chegar, sem perspectiva profissional.

Ou ainda, quem sabe, sonhar com uma porção de coisas, que nunca deram certo, porque não passaram apenas de sonho. Também há aqueles que saem “atirando para todos os lados”, e o que der certo é este mesmo.

Cuidado! Esta falta de objetivo profissional pode, daqui à um, cinco ou dez anos resultar em sentimentos amargos como insatisfação e frustração, que são difíceis de serem recuperados.

Então, porque não começar hoje a montar um Plano de Carreira e antecipar seu sucesso profissional? Transforme sua vida traçando seu destino profissional!! Não se perca pelo caminho!!!  Veja algumas dicas que preparamos, para definir seus objetivos profissionais de forma clara e coesa.

1 – Definindo seu objetivo e traçando metas

O objetivo é aquilo que se quer alcançar. Deve ser declarado de maneira específica, clara e positiva. Já a meta define o tempo e o meio que serão utilizados para se conquistar um determinado objetivo. Objetivo e metas devem ser anotados e acompanhados periodicamente para verificar se os objetivos parciais estão sendo atingidos.

Por exemplo: o profissional “João”, trabalha em uma construtora exercendo a função de pedreiro. O objetivo dele é: exercer a função de mestre de obras. Pronto! O objetivo está especificado de forma clara. Quais serão os procedimentos adotados para se atingir seu objetivo?

O funcionário “João” pretende se inscrever e frequentar um curso de especialização da profissão, com duração de dois anos. Ao final do curso, será haverá uma avaliação na empresa na qual trabalha, qualificando os aprovados para o cargo de mestre de obras. Está traçada a meta, com propósito e foco.

Desta forma ficou bem claro qual o objetivo pretendido e a meta traçada para se concretizar seu plano profissional.

2 – Quanto custa atingir seu objetivo

Avalie quais serão as consequências para se conseguir atingir o objetivo. Será necessário sacrificar alguma outra atividade para se alcançar seu objetivo? As pessoas que fazem parte da sua vida também serão afetadas? É importante saber até que ponto sua busca pelo objetivo afetará as pessoas de sua convivência e se, de alguma forma, haverá apoio dos mesmos.

Ainda tendo o “João” como exemplo, ele deve pensar que ao se decidir por estudar no período noturno, ele:

  • Dedicará menos tempo à família,
  • Aumentará suas despesas pagando o curso e comprando material escolar,
  • Dedicará sábados e domingos aos estudos,
  • Modificará sua rotina noturna, sem comprometer a rotina do trabalho.

Considere o quão é importante para sua vida atingir este objetivo!!!

3 – Aliar seus objetivos profissionais com as metas da empresa

O principal objetivo de uma empresa é gerar lucro. Para tanto, são traçadas as metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, tendo como base, um bom planejamento. Descritas as metas, faz-se necessário destacar o grau de prioridade de cada uma e principalmente, envolver a equipe de colaboradores, para que também se dedique na busca do resultado positivo.

Quando ocorre o alinhamento dos colaboradores com as metas da empresa, consequentemente ocorre maior comprometimento dos funcionários, facilitando-se atingir o objetivo do empreendimento.

Enfim, objetivo e metas são essenciais para a empresa se manter no mercado. Gestores, tenham clareza na especificação das metas aos seus colaboradores!! Somente assim, caminhando gradualmente, dia após dia, é que se conseguirá atingir seus objetivo!!!

Planeje-se e sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *