Como abrir uma empresa virtual?

Muitos empreendedores atualmente têm optado pela modalidade de empreender com o e-commerce, isso porque a distribuição do comércio online tem se tornado uma impulsionadora de pequenos, médios e grandes negócios.

No que concerne à modalidade de trabalho com o e-commerce, quando comparado ao modelo tradicional, existem algumas diferenças, algumas delas são:

  • As vendas do e-commerce são todas dedicadas às vendas de produtos ou serviços que são feitas pela internet.
  • Carrinhos virtuais com acesso a pagamento via cartão de crédito, plataformas como paypal, ou via boleto são algumas facilidades promovidas pelo comércio virtual.

As negociações são feitas de maneira estratégica e online

Trabalhar na área digital é sempre um ponto a favor do empreendedor, por vários benefícios e os custos, por serem reduzidos.

Para vender no meio digital não é somente preciso entender da legislação brasileira, mas também compreender que será preciso se engajar com:

  • Uma contabilidade especializada em e-commerce
  • Uma plataforma criativa e objetiva.
  • Imagens e descrições que possam engajar às vendas.
  • Um chat para tirar dúvida de clientes.
  • Uma atuação nas redes sociais para fazer a marca ser visível.

Mas e como abrir uma empresa virtual?

O processo de abertura da empresa virtual é na verdade, bastante semelhante ao de uma empresa física na atividade comercial, seja de qualquer natureza.

Existem diferenças entre abrir uma empresa virtual e uma física?

Não. Não existe nenhuma diferença quanto a abrir uma empresa virtual ou física.

O que é preciso então?

  • O empreendedor precisará de capital inicial para investir em um e-commerce.

Sobre essa questão, vale ressaltar que mesmo sendo um negócio do meio virtual, a empresa precisará de recursos para armazenar seus produtos em um ambiente físico (estoque), como também será necessário ter um escritório para dar condições de produzir os demais trabalhos que podem ser feitos virtualmente.

Por isso, será preciso ter um alvará de funcionamento que são gerados por órgãos competentes, exemplo: Prefeitura da sua cidade e corpo de bombeiros.

  • Registro na Junta Comercial do estado

Esse é outro passo a ser feito, quando um empreendedor decide abrir uma empresa virtual. Ou seja, mesmo sendo online, o empreendimento deve ter CNPJ, podendo assim, emitir Nota Fiscal aos seus consumidores, sem que possua quaisquer tipos de problemas quanto ao FISCO.

Os trâmites são muitos, é verdade, e quem não entende de contabilidade, pode, certamente, se sentir muito perdido a esse respeito. Por isso que se faz necessário a ajuda de uma contabilidade especializada em e-commerce, capaz de orientar todos os passos para a abertura de uma empresa virtual.

Além disso, também há:

  • Registro junto à Receita Federal.
  • Registro junto à Secretaria da Fazenda.

Código de defesa do consumidor

É preciso saber também que muito além do registro da empresa virtual, há o regime dos pagamentos de tributos e além disso, também existe o código de defesa do consumidor.

Portanto, saiba que:

As vendas virtuais devem seguir regras e assim respeitar a legislação vigente. Dessa forma os direitos de consumidores e empreendedores são garantidos.

O Código de Defesa do Consumidor – CDC, diante a Lei 8.078 instituída em 11 de setembro de 1990, diante ao Artigo 49 salienta que o consumidor tem direito a desistir do contrato, no prazo de 7 dias, a contar da data de sua assinatura pelo produto ou serviço.

Nesse sentido, ainda é preciso ressaltar que o consumidor pode se arrepender ainda do contrato, durante esse período de 7 dias, e o valor deverá ser devolvido ao mesmo. Sendo que as despesas de devolução caberão ao fornecedor. O não cumprimento do CDC acarretará não somente em dor de cabeça, mas também problemas com a legislação e numa imagem ruim da empresa.

Portanto, como se pode verificar, um contador é seu melhor aliado para quaisquer dúvidas na empreitada de um negócio, seja ele virtual ou físico.

Entre em contato com uma contabilidade especializada em e-commerce agora mesmo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *