
Como montar um restaurante e fazer um negócio rentável?
Quando se tem o desejo empreendedor de montar o seu próprio negócio, a área da alimentação é um ramo que mesmo com crise, não deixa de ser buscada pelos consumidores. Afinal, as pessoas possuem a necessidade de se alimentar.
Com isso, a possibilidade do investimento na abertura de um restaurante dar certo é maior do que se investir em qualquer outro setor.
Para garantir que não será feito um mau negócio, é necessário pesquisar bem em qual segmento e tipo de alimentos se irá oferecer aos clientes. Além de ter uma boa equipe contábil que o apoiará no desenvolvimento e fortalecimento do negócio.
O ideal é consultar e averiguar com a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) informações relacionadas ao nicho. Esta associação contém informações a respeito de diversos assuntos ligados aos comércios e contém dicas de como se manter após o início do funcionamento do restaurante, pois segundo a associação, somente 25% dos restaurantes têm a condição de se manter em funcionamento, após o quinto ano de atuação no mercado.
O que você precisa para se posicionar bem no nicho de restaurantes?
- Identificar o público-alvo e local para montar o restaurante, dessa forma ficará mais fácil planejar o negócio para que seja um empreendimento rentável a curto e longo prazo.
- Ter ideias e inovadoras e eficazes para que o restaurante possua um diferencial entre os concorrentes.
Plano estratégico
Para início, é necessário elaborar um plano de negócio, contendo informações básicas.
Alguns critérios também devem ser levados em consideração, como:
- Pesquisar primeiramente o local que se pretende abrir o restaurante é fundamental para que se faça uma análise de mercado, identificando os tipos de restaurantes que já existem ao redor do local. Desta forma, poderá ser feito um mapa dos concorrentes e já identificar qual o diferencial o novo restaurante terá para se destacar.
- O público-alvo deve ser estudado para que se crie uma demanda ideal.
- Ter bem definido a área de especialização culinária é outro fator. Há diversos tipos de culinárias, podendo haver especialização naquela onde haja um público que é atraído por aquele tipo de refeição.
- A elaboração do menu deve ser coerente com o estilo do restaurante, por isso deve se ter bem claro as características do restaurante.
- Deve ser levada em consideração a capacidade do mesmo, para que tenha uma infraestrutura compatível com o público-alvo, fazendo com que o restaurante não tenha prejuízo com a utilização do espaço físico e possa aproveitar cada metro quadrado de forma estratégica.
Atualmente, existem diversos tipos de restaurantes, os mais comuns são:
- Self Service,
- Tradicional ou La carte,
- Étnico e ainda;
- Franquias.
Com o estudo da região e do público-alvo, fica mais fácil identificar qual desses tipos é mais seguro fazer o investimento do negócio. Pois assim, haverá uma probabilidade de satisfazer o público, de acordo com o mapa da região.
Colocar o plano em ação
Após a elaboração do plano de negócio, abrir o restaurante deve ser o passo em que se coloca em prática todo planejamento estratégico.
Com isso, é importante levar em consideração:
- Fazer a contratação de uma equipe qualificada, fará toda diferença no atendimento ao público e na administração do restaurante.
- O recomendável é fazer uma pesquisa de fornecedores que sejam parceiros e possam disponibilizar melhores prazos e negociações nas entregas de mercadorias, além de ter certeza que os produtos sejam de qualidade para manter a integridade do restaurante.
- A higiene do local deve ser sempre preservada, por isso no momento de planejamento da infraestrutura, deve ser levado em consideração como será o armazenamento do local para que as condições sejam aprovadas segundo a regulamentação da ANVISA.
- Investir na contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para bares e restaurantes, pois, eles cuidarão de toda parte burocrática da abertura do restaurante junto aos órgãos competentes e ainda serão os responsáveis por aferir se o seu negócio estará dando o retorno esperado para o seu investimento.
Atuando dessa maneira, poderá garantir que o restaurante irá atender as expectativas da sua demanda e garantirá um rendimento para ter um capital de giro rentável nos seus primeiros anos, fidelizando assim, cada vez mais clientes e gerando uma alta rentabilidade ao negócio.
Caso ainda tenha dúvidas sobre como montar um restaurante e fazer dele um negócio lucrativo, deixe seus comentários abaixo. Teremos um imenso prazer em interagir com você|!
Muito boa sorte e até a próxima!