Conheça as ferramentas indispensáveis para as tomadas das decisões mais importantes na Gestão Empresarial

Você sabia que a contabilidade de custos, a contabilidade gerencial e o sistema de informações gerenciais são ferramentas indispensáveis para a tomada de decisão?

É isso mesmo!

Imagine que uma empresa não tenha informações atualizadas e confiáveis sobre sua situação financeira e contábil… Como você poderá tomar decisões assertivas em relação ao retorno de investimentos, custos, rentabilidade e tantas outras questões que afetam diretamente o andamento dos negócios?

Não tem como!

A célere evolução do ambiente tecnológico e econômico tem dificultado o entendimento e a gestão de negócios, sendo extremamente necessário gerar informações que auxiliem o empreendedor na tomada de decisão.

E é justamente a carência da contabilidade de custos, da contabilidade gerencial e de um sistema de informações gerenciais eficiente nas organizações nos dias atuais que tem incapacitado os empreendedores de apresentarem soluções precisas para tomarem qualquer tipo de decisão inerente ao negócio.

Sendo assim, a contabilidade de custos, contabilidade gerencial e o sistema de informações gerenciais se tornam ferramentas indispensáveis para a tomada de decisão, pois com dados relevantes fica bem mais fácil:

  • Conhecer a lucratividade dos produtos, serviços e clientes.
  • Entender o desempenho e comportamento dos concorrentes.
  • Compreender as tendências e preferências dos clientes.
  • Identificar as ameaças e oportunidades do mercado.

Uma vez que sua empresa busca um nível de excelência cada vez maior, cada vez mais as informações geradas pelas áreas de custos devem ser estruturadas e adaptadas para atender as necessidades específicas de sua organização.

Agora, conheça um pouco mais sobre cada uma destas indispensáveis ferramentas para a tomada de decisão:

  • Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é o setor que processa as informações, que recebe os dados não monetários e monetários operacionais, de engenharia e dados quantitativos que servem para formar os indicadores de gestão.

A partir dos dados recebidos pela contabilidade de custos, esta os processa até que resultem em informações que sirvam de solução para os diversos problemas que se defronta a gestão do negócio.

Em outras palavras, as informações geradas pela contabilidade de custos apresentam resultados, produzem informações gerenciais com o objetivo de que os vários níveis hierárquicos da administração possam ter capacidade de controlar, planejar e tomar decisões mais eficientes e eficazes.

  • Contabilidade gerencial

a contabilidade gerencial como uma das ferramentas para tomada de decisão tem o papel de identificar, medir, acumular, analisar, preparar, interpretar e relatar todas as informações para o uso da gestão de uma empresa nas funções de controle, planejamento e avaliação de suas atividades.

Tudo isto, a fim de garantir que as informações obtidas estejam sendo utilizadas apropriadamente e para assegurar a responsabilidade abrangente de seus recursos.

Para tanto, a contabilidade gerencial utiliza técnicas e procedimentos contábeis tratados pela contabilidade financeira, na análise financeira, na contabilidade de custos e outros para ser útil aos stakeholders internos.

  • Sistemas de informações gerenciais (SIG)

Sistemas de informações gerenciais são um conjunto de materiais tecnológicos, recursos humanos e financeiros que se agregam de acordo com uma sequência lógica para processar dados e traduzi-los em informações para possibilitar sua organização a cumprir seus principais objetivos.

Assim, o propósito de um sistema de informações é te auxiliar enquanto gestor na melhoria da qualidade de suas decisões. É importante você saber que o SIG não é um modelo de ideias prontas, mas sim que a partir dos dados processados você vai os adaptando de acordo com o momento que a organização está vivenciando.

Concluindo

Sem dúvida alguma a contabilidade de custos, a contabilidade gerencial e o sistema de informações gerenciais são ferramentas indispensáveis para a tomada de decisão do empreendedor que realmente deseja que seu negócio cresça.

Pode-se também concluir que a contabilidade de custos está diretamente associada a contabilidade gerencial que é orientada para o futuro. Por outro lado o sistema de informações gerenciais é o responsável por fornecer informações em todas as etapas do processo de gestão para todos os níveis hierárquicos.

Portanto, tais ferramentas de gestão tem funções independentes, mas que se interagem e são comuns em sua estratégia.

E então? Você considera estas ferramentas importantes para tomada de decisões empresariais? Comente!

Até a próxima!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *