Contabilidade de custos: objetivos e importância para a gestão

O que é contabilidade de custos?

Quando você presta serviços ou produz algum produto, você tem despesas relacionadas a estas tarefas, certo? Um método racional e eficaz de avaliar cada despesa é a partir da chamada contabilidade de custos, uma subdivisão da contabilidade geral.

Explicando de maneira clara: O foco da contabilidade de custos está exatamente em calcular tudo o que você desembolsa para prestar o serviço ou fabricar o produto que vende.

Os resultados encontrados nesta avaliação servem como subsídio para que a empresa alcance uma gestão mais eficiente, inteligente e ágil, permitindo fazer ajustes imediatos e pontuais, impedindo prejuízos ou tratando as falhas e suas consequências em tempo.

Qual o objetivo da contabilidade de custos?

Como dá para perceber ao analisar o conceito da contabilidade de custos, esse é um instrumento mais do que necessário para a saúde financeira da organização. Com ele, você consegue responder a uma questão essencial para qualquer negócio: qual o verdadeiro custo de produção? Ou quanto realmente custa prestar o serviço que você está oferecendo ao cliente?

Com essa informação em mãos, você consegue identificar não somente um foco da contabilidade de custos, mas diversos.

Controlar a produção com o custo médio

Imagine que você é dono de uma pequena indústria. Você não sabe o custo de seu processo produtivo e só consegue focar no faturamento. Diante disso, parece que quanto mais você recebe encomendas, mais o cenário ideal se apresenta para você. Será?

Agora, pense que a sua atuação é no setor de serviços. De maneira igual ao exemplo anterior, você não sabe do tamanho da despesa para entregar aquilo que proporciona e, fica ludibriado apenas com número de pedidos, se esquecendo por completo da contabilidade, pensando só em faturar.

Nos dois casos, tem uma enorme possibilidade de você estar vendendo mais e ainda assim continuar tendo prejuízo. Se você não tem noção de qual é o seu custo médio, pode estar com a margem de lucro bem abatida ou até mesmo operando em déficit.

Identificar maneiras de racionalizar custos

Uma gestão financeira de qualidade é aquela que é capaz de estimular a sua produção pelo menor preço possível. Porém, se você não tem noção do que está gastando, não tem a informação que precisa como um estímulo para fazer os ajustes.

Já quando a contabilidade de custos consegue identificar as falhas, tudo muda. Você vê corretamente onde tem que deixar o cinto mais apertado, visando colocar em prática a estratégia que isso ocorra. Pode ser fazendo negociações com fornecedores, procurando descontos ou até mesmo alterando a matéria-prima.

Como fazer a contabilidade de custos

Você conseguiu chegar até aqui, já sabe bem o que é a contabilidade de custos e quais sãos os seus objetivos. Já entendeu que ela é um processo vantajoso para a organização, mas talvez ainda não saiba como começar.

É normal que os aspectos burocráticos não sejam nada atraentes, como os operacionais, mas ainda assim você tem que se posicionar como dono do negócio e escoltar o seu processo contábil.

Quando se fala em escoltar, quer dizer fiscalizar, analisar, registrar e monitorar.

É claro que o empresário não vai dar conta de tudo sozinho, mas a sua obrigação é ouvir o que o contador tem como sugestão.

Conheça seus custos e melhore a gestão

Como você viu, a contabilidade de custos é uma estratégia muito útil para identificar o quanto foi investido, para trazer ao cliente determinado produto ou serviço.

Agora que já entende para que isso é válido, procure se dedicar bem mais ao tema. Um empresário que conhece seus custos, se destaca e tem maiores chances de ser bem-sucedido em sua gestão financeira.

Ficou com alguma dúvida? Que tal entrar em contato conosco? É sempre um prazer falar com você!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *