Contabilidade Financeira x Contabilidade Gerencial – Quais as diferenças?

Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial são duas das quatro maiores áreas da contabilidade adotada pelas empresas, as outras duas são: Contabilidade Fiscal e Auditoria

Apesar das muitas similaridades na abordagem e aplicabilidade, existem diferenças significativas entre essas duas áreas. Essas diferenças centram-se em torno da conformidade, normas de contabilidade e públicos-alvo.

Definição de Objetivos Gerenciais e de Contabilidade Financeira

O principal objetivo da contabilidade gerencial é produzir informações úteis para uso interno da organização. Os gerentes de negócios coletam informações que incentivam o planejamento estratégico, de modo a estabelecer metas realistas e maior eficiência na utilização dos recursos da empresa.

Já a Contabilidade Financeira tem alguns usos internos, porém é mais focada em gerar informações para os stakeholders externos. As contas finais, ou demonstrações financeirasproduzidas através da contabilidade financeira são projetadas para divulgar o desempenho do negócio e sua saúde financeira.

Se a Contabilidade Gerencial é criada para a administração interna de uma empresa, a Contabilidade Financeira é criada para seus investidores, credores e reguladores (Fisco).

Uso Passado e Presente

As informações geradas através da contabilidade financeira são inteiramente históricas, onde, as demonstrações financeiras contêm dados por um período de tempo definido. A contabilidade gerencial analisa o desempenho passado e cria previsões de negócios. As decisões referentes ao futuro dos negócios devem ser baseadas pelas informações geradas por este tipo de contabilidade.

Investidores e credores muitas vezes usam as demonstrações financeiras para criar suas próprias previsões. Desta forma, a Contabilidade Financeira não é inteiramente voltada somente ao passado. No entanto, nenhuma previsão futura é permitida nas demonstrações.

Regulamento e Uniformidade

A diferença prática mais flagrante entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial é o tratamento legal. Os relatórios gerados através da contabilidade gerencial são apenas divulgados internamente. Cada empresa é livre para criar sua própria metodologia e regras sobre relatórios gerenciais.

Já os relatórios da Contabilidade Financeira são altamente regulamentados. Isto fica particularmente evidenciado com a demonstração de resultados, balanço e demonstração de fluxos de caixa. Uma vez que esta informação é divulgada para consumo público, as empresas devem ter muito cuidado sobre como fazer cálculos, como os números são relatados e em que ordem esses relatórios devem ser construídos.

Estes relatórios devem ser preparados de acordo com o IASB – International Accounting Standard Board ou  sua adaptação realizada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no Brasil, conforme dissemos em nosso  artigo: Contabilidade Gerencial: Fundamental para Estratégia Empresarial.

Através desta uniformidade, os investidores e os credores comparam as empresas diretamente com base em suas demonstrações financeiras. Além disso, as demonstrações financeiras são liberadas em um cronograma regular, estabelecendo consistência de fluxos de informações externas.

Detalhamento dos relatórios

Por uma variedade de razões, os relatórios gerados pela Contabilidade Financeira tendem a serem agregados, concisos e generalizados. As informações são simultaneamente mais resumidas e menos reveladoras. Este não é normalmente o que acontece com os gerados pela Contabilidade Gerencial.

Os relatórios gerenciais de contabilidade são altamente detalhados, técnicos, específicos e frequentemente experimentais. As empresas estão sempre à procura de uma vantagem competitiva, de modo que examinam uma infinidade de informações que podem parecer pedantes ou confusas para terceiros.

Conclusão

As empresas normalmente empregam os dois tipos de contabilidade em sua gestão, isto é, tanto a Contabilidade Financeira, quanto a Contabilidade Gerencial, pois, ambas são ferramentas de apoio para uma gestão empresarial bem sucedida.

Por isso, é muito importante você contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em Contabilidade Financeira e em Contabilidade Gerencial para que a saúde financeira de sua empresa esteja sempre estável.

Quaisquer dúvidas, estamos à sua disposição para esclarecimentos e apoio.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *