Contabilidade Gerencial: Fundamental para Estratégia Empresarial

Contabilidade Gerencial é o processo de análise, interpretação e apresentação de informações contábeis coletadas com a ajuda da Contabilidade Financeira e da Contabilidade de Custos, de modo a auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, criação de políticas de governança e processos operacionais diários de uma organização. Deste modo, os resultados obtidos pela Contabilidade Gerencial são baseados na Contabilidade Financeira e na Contabilização dos Custos empresariais.

Objetivos da Contabilidade Gerencial

1) Medir o desempenho

A contabilidade gerencial mede dois tipos de desempenho. O primeiro é o desempenho dos colaboradores e o segundo é a medição da eficiência. O desempenho real é medido com o desempenho padronizado e um relatório de desvio do desempenho padrão é relatado à administração para a tomada de decisão eficaz e também para indicar a eficácia dos métodos em uso. Ambos os tipos de gerenciamento de desempenho são usados ​​para executar ações corretivas, a fim de melhorar o desempenho.

2) Avaliação de Riscos

O objetivo da Contabilidade Gerencial é avaliar o risco financeiro, a fim de maximizar os processos operacionais.

3) A alocação dos Recursos da forma mais adequada é um objetivo importante da Contabilidade Gerencial

4) Apresentação de diversas demonstrações financeiras à Gestão.

Quais são as limitações da Contabilidade Gerencial?

1) A Contabilidade Gerencial é baseada na Contabilidade Financeira e nos custos, na qual os dados históricos são usados ​​para tomar decisões futuras. Assim, a força e a fraqueza das decisões gerenciais baseiam-se na força e fraqueza dos registros contábeis.

2) A Contabilidade Gerencial é útil apenas para as pessoas que estão envolvidas nos processos de tomada de decisões internas da corporação.

3) As ferramentas e as técnicas utilizadas na Contabilidade Gerencial apenas fornecem informações e não as decisões. Assim, é apenas um serviço suplementar para os gestores basearem suas decisões.

4) A Contabilidade Gerencial envolve a preparação e fornecimento de informações financeiras e estatísticas oportunas aos gestores da empresa para que eles possam tomar decisões gerenciais no dia-a-dia e de curto prazo.

Contabilidade Financeira X Contabilidade Gerencial

1) A Contabilidade Financeira protege os interesses dos stakholders externos que lidam com a organização, por exemplo:  acionistas, investidores, credores, etc. Enquanto que os relatórios gerados pela Contabilidade Gerencial (custos) são utilizados para fins internos pela gestão, para que os gestores tomem as decisões internas do dia a dia da forma mais adequada.

2) A manutenção dos registros da Contabilidade Financeira e a preparação de demonstrações financeiras é uma exigência legal, enquanto que as práticas da Contabilidade Gerencial não é uma exigência legal.

3) A Contabilidade Financeira está preocupada com o cálculo dos lucros e a situação financeira da empresa como um todo, enquanto a Contabilidade de Custos lida com a determinação dos custos e cálculos da rentabilidade dos produtos individualmente, departamentos, equipamentos, etc.

4) A Contabilidade Financeira considera apenas transações de natureza financeira histórica, enquanto que a Contabilidade Gerencial considera não apenas dados históricos, mas também eventos futuros.

5) Os relatórios da Contabilidade Financeira são preparados nos formatos padrão de acordo com o IASB – International Accounting Standard Board ou  sua adaptação realizada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no Brasil. Já as informações da Contabilidade Gerencial são relatadas no formato mais adequado às necessidades dos gestores.

6) Na Contabilidade Financeira, apenas dados resumidos são preparados para toda a organização, enquanto que na Contabilidade Gerencial relatórios detalhados são preparados sobre produtos, departamentos, funcionários e clientes.

Se tiver dúvidas sobre a importância da Contabilidade Gerencial para a Estratégia Empresarial, deixa-as nos comentários ou entre em contato conosco, Nós da NewAccount somos especializados em Contabilidade Gerencial e teremos um imenso prazer em ajudá-lo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *