Equipe motivada? Liderança Inspiradora é fundamental para isso…

“A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns” – Abrahan Lincoln

O mundo corporativo vem a muitos anos passando por um processo de transformação. A concorrência entre as empresas é absurdamente maior, a demanda de ofertas chega a níveis absurdos devido à quantidade excessiva de novos produtos/serviços que entram no mercado dia a dia, fazendo com que as empresas entendam que, quem tem um diferencial perceptível aos seus consumidores leva uma vantagem enorme sobre os demais. Sendo assim, num contexto de “guerra comercial” abertamente declarado, o capital humano qualitativo passou a ser imprescindível para qualquer organização corporativa que logre o sucesso. Diante deste cenário, o líder exerce um papel fundamental para manter suas equipes motivadas a alcançarem uma alta performance operacional.

O que é Motivação?

Antes de falarmos um pouco mais sobre o papel do Líder, quero que você entenda um pouco mais sobre o que é motivação.

Segundo o Dicionário Informal da Língua Portuguesa, motivação é –  “aquilo que serve de inspiração. Estímulo. Incentivo. É o ato de inspirar alguém, expor as causas ou motivos. É o conjunto de fatores que influenciam uma pessoa.” –  Portanto, a motivação está ligada as necessidades de cada indivíduo e podem ser de ordem física e/ou psicológica.

O que vai determinar o nível de prioridade motivacional de uma pessoa, é a urgência provocada pela necessidade sentida pela mesma num determinado momento de sua vida. Com isso, podemos entender que os fatores externos podem ser ingredientes fundamentais para determinar o gráfico motivacional de cada um.

Mesmo a motivação sendo algo intrínseco ao ser humano, o líder é o grande influenciador para que esta equipe esteja sempre motivada. Ele é o grande responsável para que os objetivos de seu departamento sejam alcançados, as metas cumpridas e para que o clima organizacional seja o mais favorável possível.  Isto posto,  esta muito claro que a figura de um Líder Inspirador  se torna uma das grandes protagonistas no ambiente corporativo.

O capitão do time

O Líder precisa ter a consciência de que é ele quem inspira e motiva as pessoas a alcançarem as suas metas e ultrapassarem os seus limites. Ele precisa ter a habilidade de clarificar a visão de sua empresa e de seus objetivos traçados, fazendo com que seus liderados se apaixonem por ela. Ele precisa inspirar confiança, precisa ser a referência e precisa mostrar que está comprometido e “vestido” até a alma com a camisa de sua organização. Ele precisa ser de verdade, o capitão do time!

É ele, o responsável pela organização do ambiente de trabalho e pelo cumprimento dos processos operacionais de seu departamento. É um formador de opiniões dentro das empresas. É ele também o grande responsável pela comunicação interna, sincronismo e sinergia produtiva de sua equipe.

Uau… Quanta responsabilidade!!!

Então, vamos juntos identificar como um líder pode e deve agir para manter sua equipe sempre motivada. Eis algumas ações que um líder consciente de seu importante papel nas organizações corporativas deve sempre praticar:

1 – Reconheça os feitos de sua equipe

Um dos principais gatilhos motivacionais de uma pessoa é o reconhecimento por seus feitos. Reconhecer o sucesso e o bom trabalho de sua equipe perante a empresa e também dos clientes é fundamental para manter sua equipe sempre motivada.

2 – Dê feedbacks positivos sobre sua atuação

Elogios são fundamentais, por isso, elogie sua equipe diariamente por seu desempenho individual e em conjunto. Realize também avaliações formais de desempenho pessoal e do departamento, parabenize-os sempre pelos excelentes resultados alcançados. Mostre também as não conformidades, trate-as com seriedade e defina juntamente com seu liderado quais as ações a serem adotadas para a melhoria de seu desempenho pessoal e em equipe.

3 – Dê os devidos créditos

Outro motivador essencial para uma equipe, é o crédito que você da a ela pelos projetos desenvolvidos,  isto é, o profissional desenvolveu um determinado projeto e obteve muito sucesso com o mesmo, leve-o junto para que ele possa apresentar o projeto ao cliente ou a diretoria. O profissional se sente muito valorizado quando recebe o devido reconhecimento pelo trabalho por ele forjado.

4 – Direcione-os claramente

Avalie adequadamente cada profissional de sua equipe. Satisfação funcional é um fator muito importante para um bom desempenho.  Se um profissional se sentir deslocado, ele pode gerar sérios problemas para o desenvolvimento do grupo. O Líder deve deixar claro para o colaborador quais são suas funções na empresa e o que espera dele como profissional. Logo, isto deve ser muito bem avaliado já no processo de seleção.  Currículo e habilidades profissionais de acordo com a vaga à ser preenchida é o que deve ser levado em consideração no ato da contratação.

5 – Reuniões são fundamentais

Realize reuniões periódicas, pois são excelentes oportunidades para se discutir as necessidades e expectativas do time. Estas reuniões devem ser semanais ou quinzenais e devem ter obrigatoriamente a participação de todos os membros da equipe, pois assim,  todas as ideias individuais serão expostas e discutidas em grupo. Pense nestas reuniões como um grande motivador dentre outros que você já conhece, para que sua equipe esteja sempre entusiasmada.  Organize as reuniões pessoalmente e tenha sempre um foco definido para cada uma. Discuta falhas identificadas e sugira que a equipe proponha soluções. Discuta inovação e principalmente RESULTADOS. A equipe se sente parte integrante do processo. Isto é fundamental!

6 – Seja o Espelho

Lidere pelo exemplo.  Um Líder deve mostrar antes de tudo seu engajamento através de suas atitudes para com os projetos, objetivos e metas de sua organização.  Você quer motivar seus liderados? Então seja sempre uma pessoa auto motivada, apaixonada pelo que faz. Lembre-se: você é o representante do seu time e também é parte integrante do mesmo, por isso, deve haver congruência entre o seu falar e o seu agir. Seja sempre o primeiro a chegar, o último a sair. Você é a referência de sua equipe, por isso, estarão sempre a observar tudo que você faz, então, lidere pelo exemplo, eles se espelharão em você.

7 – Inspire-os

Seja humilde, mostre que você não é o “sabichão”, mas que está sempre disposto a aprender sobre tudo e todos. Seja sobre seu mercado de atuação, sobre sua profissão, atualidades, artes, enfim, aprenda coisas que sirvam como fonte motriz de motivação para sua equipe. Tenha uma mentalidade aberta. Analise e entenda o perfil de seu time e mostre sensibilidade ao tratar com cada membro de forma personalizada, pois entende que cada um, é um ser individual, portanto, ninguém é igual a ninguém.

Você não aprende a inspirar pessoas em livros ou em cursos, você precisa se utilizar de sua própria experiência para isso. Ser um líder inspirador deve estar intrínseco em você, para que você possa transformar o ambiente profissional de sua empresa como um todo. Chega de ser um líder opressor. Este tipo de “chefete” tem aos montes por ai.  O que seus liderados precisam de verdade, é que você tenha um alto poder de persuasão e os inspire de forma dinâmica, para que eles sintam o desejo de se movimentarem por si só a alcançarem “um a um” aos objetivos traçados por você.

Conclusão

Você é o maior agente de transformação para mudar a vida de uma organização, por isso, como líder, seja alguém ENTUSIASMADO pela missão de sua empresa. Esta é uma característica fundamental para inspirar sua equipe. Se você for um líder “blasé”, isto é, conformado e sem emoção para nada do que executa ou faz, todas as tarefas que você delegar para o seu time, serão sem sentido algum para eles.   Eles se espelharão em você, lembra?

O que te faz levantar da cama todos os dias? Se você não sabe o que te faz levantar todos os dias para ir trabalhar, você não pode exigir que seus colaboradores o saibam.  Por isso, seja uma pessoa apaixonadíssima pelo que faz e demonstre esta paixão de forma avassaladora ao executar seu trabalho diário, pois só assim, você conseguirá ser “O cara” que faz as coisas acontecerem.

“A liderança é a arte de conseguir que outro faça alguma coisa que você quer,  feita porque ELE quer fazê-la.” (Dwight D. Eisenhower)

Você tem sido uma fonte de inspiração para sua equipe?

Pense nisso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *