Gestão de pessoas: 6 dicas para identificar e reter talentos!

Toda empresa é feita do engajamento de seus colaboradores, ou seja, se os mesmos forem contratados com o perfil ideal, sua empresa se desenvolverá bem, do contrário, sua empresa estará em maus lençóis, pois, os profissionais que trabalham com você determinam onde você vai chegar através de uma mão de obra de qualidade e diferenciada, trazendo benefícios únicos para a sua empresa.

Por esse motivo a gestão de pessoas de uma empresa requer alguns cuidados especiais.

Por isso, é importante que os gestores contratem os melhores profissionais,  de modo que os colaboradores possuam pelo menos, uma visão similar à da empresa. Em contrapartida, a empresa precisará saber como reter os talentos para um excelente aproveitamento.

É comum que existam alguns erros na identificação de talentos ou até mesmo na retenção dos mesmos. Nesse texto você verá 6 dicas para identificar e reter talentos, sendo 3 para identificar e 3 para reter.

1 – Enxergue os diferenciais

Você ou a gestão da sua empresa deve conseguir enxergar as diferenças de um determinado profissional, o que ele demonstra ter que faz valer a pena contratá-lo e mantê-lo na empresa?

O foco da gestão não deve ser jamais voltado ao pensamento de que se não der certo, o colaborador poderá ser demitido e pronto, uma vez que isso pode acarretar em alta rotatividade na sua empresa, o que não é um bom sinal e significa que a empresa não é saudável, pois não contrata profissionais diferenciados e de acordo com o perfil da empresa.

2 – Contrate com visão

Contratar pessoas dentro do perfil, visão e valores da empresa é outra estratégia. Se um funcionário não tem o mesmo objetivo que a sua empresa, ele pode atrapalhar e atrasar o teu negócio. Enquanto se for contratado um talento e o mesmo possuir o mesmo objetivo que a sua empresa, esse colaborador vai trazer vantagens únicas e ajudar sua empresa a crescer.

3 – Como identificar habilidades e competências?

Existem alguns testes que podem ser feitos para identificar os talentos, porém a melhor opção ainda é utilizar uma entrevista mais informal, em tom de conversa, assim o profissional se sente mais à vontade para ser quem realmente é, demonstrando suas verdadeiras habilidades e em que pode acrescentar.

4 – Gestão com foco em capital humano

Depois de contratar um talento vem uma parte tão importante quanto a de reter os talentos na empresa.

Para isso é necessário que todos os seus gestores tenham foco nos recursos humanos, vê-los como pessoas e não como números é um método de sucesso. Quando isso acontece cria-se uma empatia entre a gestão e o colaborador, ou seja, um se coloca no lugar do outro e tudo começa a acontecer – vendas, qualidade no atendimento e etc.

5 – Não prenda o talento

Esse é um erro que você não deve cometer!

Por diversas vezes se vê empresas que perdem ou perderam grandes talentos por não os deixar inovar e crescer na instituição.

Quando o seu colaborador sente que não pode aprender mais em sua empresa, ele procura outro local onde seja reconhecido e valorizado, onde as ideias dele são ouvidas e aproveitadas. Muitos empreendedores já perderam gênios, por conta disso!

6 – Gestão com comprometimento

Comprometa-se com o seu colaborador e crie metas para a sua gestão. Se em sua gestão você se compromete a ajudar o colaborador, compreender e levantar a motivação de toda a equipe, ela permanece na empresa. Muitos continuam por se sentirem valorizados

Comprometer-se com as necessidades pessoais do colaborador também é uma vantagem para retê-lo, ou seja, demonstre que se importa, vez que o funcionário que trabalha com menos problemas, é mais feliz e propício a continuar na sua empresa porque sempre se  lembrará que é tratado bem, como alguém que é diferenciado e será bem utilizado em seu local de trabalho.

Sua empresa possui alguma dúvida em como reter profissionais ou precisa de mais algumas dicas? Comente abaixo!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *