Guia do Empreendedor: primeiros passos para empreender com sucesso

Atualmente não há mais dificuldades e nem tanta burocracia para quem quer empreender e iniciar as suas atividades comerciais.

Isso porque além das facilidades de busca ao conhecimento e acesso à informação, cada dia mais as empresas contábeis, através da figura do maior aliado de um empreendedor, o contador, tem se especializado mais e mais em nichos específicos de mercado e caminhado lado a lado com cada empresário rumo ao sucesso total do seu negócio. Além disso, o governo tem criado meios de propiciar ambientes mais seguros para microempreendedores e também para pequenas empresas que desejam abrir um novo negócio.

Você está pensando em empreender e nem sabe por onde começar? Então este guia do empreendedor lhe mostrará os primeiros passos para empreender e será o seu aliado para o sucesso empresarial.

Fique atento aos passos a serem seguidos e bons negócios!

Passo 1 – Avalie seu perfil empreendedor

Avaliar o próprio perfil é a primeira atitude empreendedora que leva a pessoa ao sucesso profissional. Isso porque é este perfil que dará vida ao negócio, e tende a dar certo se a figura empreendedora tiver competências e habilidades para gerir o empreendimento com talentos.

Com isso seja crítico, analise seu perfil, estude o que pode melhorar nas atitudes do dia a dia para ser um empreendedor de sucesso.

Você vai gostar de ler: Estratégia para empreender: a sua funciona?

Passo 2 – Busque as características empreendedoras necessárias

Todo empreendedor que deseja ser um bom gestor do seu negócio, deve estar atento às necessidades e as características empreendedoras necessárias para ascensão da sua trajetória como empresário . Estas características são comuns à empreendedores de sucesso.

Para o empreendedor, é imprescindível contar com características como:

  • Persistência
  • Competitividade
  • Comprometimento
  • Liderança
  • Coragem
  • Iniciativa

Passo 3 – Defina o tipo de negócio a abrir

Definir o tipo de negócio a se abrir, assim como as atividades a serem desenvolvidas, é essencial para iniciar o planejamento e começar a buscar auxílio profissional competente para traçar meios de obtenção de melhores resultados.

Passo 4 – Conheça o seu público alvo e também a concorrência

Identificar o público alvo é importante para traçar meios de como conquistá-lo.

Conhecer o seu público, assim como entender as necessidades e anseios dos mesmos é imprescindível para o sucesso dos negócios.

Do mesmo modo, identificar a concorrência é necessário para saber o que oferecer e como oferecer a seus clientes, aprimorar as ideias e trazer novidades ao seu mercado consumidor.

Passo 5 – Fique atento às exigências legais do seu negócio

Buscar conhecimento, e principalmente auxílio especializado sobre as exigências da legalização do seu negócio é essencial para evitar problemas com a Receita Federal. Isso porque muitas empresas acabam tentando “driblar” as regras – o que desenvolve assim um ambiente empresarial um tanto desagradável, com riscos iminentes e menores chances de crescimento empresarial.

Nesse sentido, o especialista indicado para fazer um diagnóstico do tipo de negócio que você deseja abrir, estudando a viabilidade, mostrando a você o melhor regime tributário, e cuidando de toda a burocracia legal e fiscal, é o contador!

Uma boa assessoria contábil, fará toda a diferença para a expansão e sucesso do seu novo negócio.

Este conteúdo é incrível para um empreendedor iniciante: 10 motivos para você investir em Contabilidade!

Passo 6 – Estude como será a estrutura do seu negócio

Sonhar em como será a estrutura do seu negócio é muito comum a todo empreendedor que deseja vê-lo nascer. No entanto, não basta apenas sonhar, colocar no papel e analisar as condições, o local da sede,  o que terá que ser adquirido ou ainda o que será reaproveitado é importante nesse momento pré- estrutural.

Por isso, a confecção de um bom plano de negócios é essencial antes de iniciar as atividades, afinal, com a crise em que o país enfrenta, ser assertivo em todas as decisões do negócio em inicio é crucial para uma boa saúde financeira do empreendimento.

Passo 7 – Avalie como será a organização dos processos

Analisar também como será organizado os processos gerenciais e operacionais é muito importante neste momento.

Administrar um negócio sozinho pode ser desgastante e não trazer frutos necessários para o bom desenvolvimento do mesmo. Com isso, analise como será todas as operações de sua empresa.

Mantenha um bom controle contábil do seu negócio, delegue bem as responsabilidades de administrá-lo e gerencie cada etapa de todos os processos que envolvem a rotina da sua empresa.

Passo 8 – Estude meios de divulgação do seu negócio

Atualmente, com as facilidades de acesso aos meios virtuais por parte dos consumidores de produtos e serviços de qualquer classe social, divulgar os negócios se tornou mais fácil, prático, rápido e barato.

Isso porque sem burocracia, a internet vem sendo o meio mais utilizado por todas as pessoas para busca de necessidades de compras e de informações.

No entanto, é importante estudar todos os meios de divulgação do seu negócio, de acordo com a necessidade do seu público.

Em alguns casos, é importante buscar o público pela proximidade, logo, outros meios de divulgação se tornam importantes nesse processo, como por exemplo, os banners, folders, cartões de visitas, entre outros.

Passo 9- Dê atenção ao Planejamento Financeiro do seu negócio

O dinheiro é o combustível que impulsiona qualquer negócio! Logo, saber administrá-lo é propiciar condições de sobrevivência ao mesmo. Com isso, o Planejamento Financeiro é essencial para qualquer empreendedor que deseja ver o seu negócio expandir e prosperar.

Sendo assim, buscar o apoio de especialistas em contabilidade, gestão financeira e de negócios, para assim, gerir meios e recursos de gastar menos e lucrar mais de modo legal e seguro é importante para alimentar um futuro financeiro saudável e sustentável.

Esperamos tê-los ajudado um “pouquinho” quanto ao seu sonho de empreender com sucesso. Em caso de dúvidas, pode postá-las logo aqui abaixo ou entre em contato conosco, teremos um imenso prazer em interagir com você!

Até a próxima!

Leia também: A importância do Planejamento Estratégico e do Orçamento Empresarial para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *