Jovens empreendedores: 5 Conselhos essenciais para chegar ao sucesso

O segredo do sucesso é a constância do propósito” ! – Benjamin Disraeli

Ninguém deseja fracassar, isso é óbvio. O grande problema é que nem todo mundo sabe como chegar ao sucesso, e atingir a este propósito exige uma série de atitudes que precisam ser implementadas diariamente.

Para aqueles que não nascem em berço de ouro, é preciso batalhar muito para ter um “espaço ao sol”.

Temos certeza que se você se interessou por ler este post, é porque você quer muito chegar ao sucesso. Então, se este é mesmo o seu desejo, acompanhem esses 5 conselhos que nós da NewAccount preparamos com muito carinho para vocês!

Seu Mindset tem a ver com os seus resultados!

Tudo começa pelo seu Mindset. Você deve estar se perguntando: O que é isso, Mindset?

Vamos lá! Mindset, traduzindo ao pé da letra, significa – mente configurada, ou configuração da mente . Segundo Manassés Moraes, criador do Blog Empreendedorismo Digital , Mindset é a linha de raciocínio que direciona a vida das pessoas. Por exemplo: quando você conhece o caminho para se tornar um milionário, no seu Mindset você sabe que isso é possível e acredita que vai conseguir. Então, Mindset tem a ver com suas projeções, isto é, com a forma que você raciocina ou pensa.

Envolve seu nível intelectual também e tem a ver com a sua postura em relação aquilo que você aprendeu durante toda sua vida, suas crenças e valores – de acordo com os pensamentos que possui e como age para colocar em prática tudo que pensa.

Você já deve ter ouvido falar que de acordo com o que você pensa, os fatos tendem a se materializar, certo? Ou pode até ter tido várias experiências associadas a resultados, projetos e trabalhos.

Exemplo: Você se preparou para um concurso público, mas estava tão temeroso e pensando que não conseguiria a vaga, que acabou por ter uma péssima pontuação e de fato foi isso o que aconteceu (não passou).

Portanto, é preciso ter um pensamento positivo, mas claro que não pode esperar bons resultados pela sorte, é preciso se preparar e planejar adequadamente. É possível treinar o seu Mindset Empreendedor para isso.

O pensamento do rico e o pensamento do pobre

O Livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki, um autor famoso relacionado a diversos livros sobre finanças pessoais, enfatiza muito bem os dois pensamentos em questão: O pensamento do Rico e o pensamento do Pobre.

Muitos de nós fomos educados segundo o pensamento do Pai Pobre. A maioria de nossos pais sempre diziam, assim como dizia o pai de Robert, que era um professor conceituado e um funcionário público de carreira : “ Filho, vá para escola, tire boas notas e procure por um emprego seguro para ter uma boa aposentadoria no Futuro ”. Porém o Mindset Empreendedor do Pai Rico, pensa numa vertente de contramão do padrão. O Pai Rico no livro era pai de um amigo de Robert. Um cara sem formação acadêmica, porém com uma visão sistêmica incrível sobre negócios.

Veja a diferença no pensamento de ambos. Enquanto diante de um desafio financeiro o Pai Pobre sempre dizia: “Eu não posso pagar por isso” o pensamento do Pai Rico era: “Uau… Sensacional… eu quero isso! Como posso pagar por isso? “

Diante das respostas de ambos, é a forma como os cérebros se condicionam. Quando o Pai Pobre afirma para si mesmo que não tem condições de adquirir algo ou pagar por aquilo, seu cérebro logo se condiciona a desistir e já passa o foco para outra questão. Enquanto que, o cérebro do Pai Rico, ao se entusiasmar e mesmo, muitas vezes sem condições momentâneas, afirmar – “Eu quero isso, como posso pagar?” – Seu cérebro começa a criar uma série de caminhos e condições para que ele atinja o sucesso naquilo que tanto deseja. Portanto, o condicionamento que você determina a si mesmo mentalmente é o que fará você atingir ou não o sucesso

Naturalmente todos têm pensamentos positivos e negativos. Temos certeza que você já deve ter ouvido: “nossa… seu pensamento ou atitude é de pobre” ou, “ nossa… seu pensamento ou atitude é de rico” Quando usamos o termo “pobre ou rico”, não é de uma forma pejorativa, e sim para determinar atitudes que podem fazer ou não a diferença entre o sucesso ou insucesso em sua vida.

Então, que tipo de pensamento você tem? Você costuma ser perseverante, com a firme crença sobre o próprio potencial para conquistar aquilo que deseja,  ou costuma ser pessimista, achando de só por sorte será possível ter algo?

Isso é Mindset e os resultados acontecem de acordo com a linha de seus pensamentos. Até a Bíblia define o conceito de Mindset no livro de Provérbios 23:7 –   “ Porque, como imaginou (o homem) no seu coração (centro das suas emoções) , assim ele é!”

  • Análise crítica

O que mais você precisa para crescer? O que te falta?

Sabe-se bem que hoje em dia, a concorrência é acirrada demais, e num mercado onde ser diferente e original conta muito a favor, é preciso ponderar sobre o que é preciso para melhorar.

Seja no campo que for, o que mais você pode fazer para se tornar extremamente necessário e o mais requisitado?

Uma análise crítica do que você precisa fazer é essencial para que seus projetos e negócios deem certo. É preciso ter uma lista de atitudes assertivas para que tudo caminhe dentro do seu planejamento para o sucesso absoluto..

Quais os processos que você pode desenvolver e melhorar? Comece listando um a um.

  • Lembre-se do que está em jogo!

Quando você se lembra do que está em jogo, provavelmente diz a si mesmo que precisa cumprir suas metas. Correto?

É como ver aquela luz que te motiva e mobiliza de forma assertiva, elevando as possibilidades e gerando impulsionamento. Quando você trabalha nesse sentido, percebe que precisa vencer e superar as dificuldades para estar à frente dos demais. Portanto, lembre-se sempre dos propósitos envolvidos, mantenha boas perspectivas e vislumbre ser bem-sucedido em todas as coisas.

  • Aprendendo com os erros

Nem sempre é possível acertar. Às vezes o empreendedor erra, falha e não se sai bem em alguma empreitada. Mas em vez de baixar a cabeça, é preciso erguê-la e dizer a si mesmo que é importante retomar o fôlego e ir com tudo!

A compreensão dos fatos é essencial para saber o que deu errado e por quais motivos o resultado obtido foi dessa forma. Pontue tudo isso para maiores esclarecimentos pessoais.

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.” – Winston Churchill

  • Peça ajuda

Ninguém é perfeito, isso é um fato que você precisa admitir! Você pode ser excepcional em uma área e em outra ser péssimo. Isso não quer dizer que você terá sucesso ou fracasso por isso. Você não precisa ser um gênio e ter  descobrir tudo sozinho. Peça auxílio! Contrate um coach, uma consultoria especializada, leia muito sobre empreendedores de sucesso, suas histórias de vida e carreiras. Seja ávido por conhecimento, ouça conselhos de amigos ou empresários que possuem empresas à mais tempo que você e que já passaram por todo tipo de crise ou situações adversas. Participe de feiras, eventos, congressos. Saia da sua zona de conforto, pois isso é fundamental para o sucesso.

Conclusão

Sabemos que muitos jovens querem ter seu próprio negócio e ser seu próprio patrão algum dia. Por isso temos muitos aspirantes a empreendedores no Brasil e no mundo. Milhões, na realidade!

A verdade é que apenas uma fração desses jovens irão realmente começar um negócio. E dos poucos que realmente irão tentar iniciar um negócio, muitos não irão conseguir ir em frente. Porém, os que conseguiram o sucesso, no entanto, tem algumas coisas em comum. Todos seguiram  os 5 conselhos para empreendedores de sucesso que acabamos de descrever. E mais, todos tinham muita certeza do seu potencial!

Pense nisso, e se decidir empreender venha conversar conosco à respeito. Nossa missão é colocá-lo na trilha do sucesso e caminhar junto com você para que você atinja todos os seus objetivos.

Qualquer dúvida ou comentário, deixe-o abaixo. Amamos interagir com você! E se gostou do artigo, COMPARTILHE! Seus amigos vão lhe agradecer pelas dicas.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *