Lucratividade e Rentabilidade: Entenda a importância e a diferença entre os termos!

Como empreendedor é preciso estar sempre atento a todas as demandas empresariais. Um descuido e tudo pode ir por água abaixo!

Pois bem; hoje você aprenderá sobre lucratividade e rentabilidade.

Lucratividade e rentabilidade: definição e diferenças

O lucro líquido de qualquer empresa se liga a rentabilidade e a lucratividade. E apesar de aparentemente se parecerem, costumam causar muitas dúvidas na mente dos empreendedores, principalmente para aqueles que decidiram abrir um novo negócio.

Entender as diferenças entre esses dois, é essencial pois seus resultados acabam sempre impactando muito diretamente a gestão da empresa.

O que é Lucratividade?

O lucro é uma das partes mais importantes das empresas, isso porque ele tem a missão de revelar o quanto a organização faturou, seja em determinado período ou anualmente – o que se torna essencial.

Exemplo: ao vender um produto, ou ainda ao comercializar um determinado serviço, o preço cobrado pela oferta envolve:

  • Os custos de compra e fabricação.

Na prática isso significa que ao se excluir os custos das operações, o que vem a sobrar do valor recebido, se torna o lucro.

Para se obter esse resultado é preciso aplicar uma fórmula específica:

  • O lucro líquido precisa ser dividido pela receita bruta e depois multiplicado por 100.

Rentabilidade do negócio…

No caso da rentabilidade, ela está associada ao investimento que foi feito inicialmente. E também envolve o retorno que esse mesmo investimento pode trazer a empresa e ao empreendedor.

Em todo caso, a rentabilidade deve sempre ser alta, de modo que possa trazer benefícios perante as aplicações dos investimentos e pelo ROI.

Nesse caso o empreendedor precisará fazer um cálculo para descobrir quanto tem sido a rentabilidade do negócio. Sendo realizada da seguinte forma:

  • Você deve pegar o lucro líquido, dividi-lo pelo valor do investimento e por fim, multiplicá-lo por 100.

Como se pode verificar, ambos os cálculos usam o lucro líquido. Mas com respeito às diferenças entre a lucratividade e a rentabilidade, se dão porque a lucratividade tem associação com a receita bruta (tudo o que a empresa recebeu).

Já a rentabilidade está relacionada ao investimento que é necessário para assim se obter um lucro pré-determinado.

É de vital importância que o empreendedor faça essa aferição e verifique se de verdade, o negócio está sendo vantajoso e conduzido da maneira correta.

Quais os benefícios de compreender a rentabilidade e lucratividade de um negócio?

Grandes somas de rentabilidade exigem grandes investimentos, havendo grande possibilidade de não haver muita lucratividade em curto espaço de tempo.

Tendo consciência de informações como essas, o empreendedor, gestor e empresário poderá tomar medidas mais assertivas para que outras alternativas possam ser tomadas na empresa.

Um exemplo disso é quando através desses dados, o empreendedor consegue buscar um produto com rentabilidade menor, mas que por sua vez, promove uma lucratividade imediata e para fazer isso é preciso estudo e cálculos.

Fazer esse tipo de avaliação, mesmo antes de abrir um novo negócio é de fundamental importância. Isso porque em fase de pesquisa e prospecção, muitas vezes, o empresário é levado a impulsos que podem não ser os ideais para o sucesso do empreendimento. Por isso, passa a ser importante verificar e entender todos os possíveis aspectos da lucratividade e da rentabilidade, seja para investimento de uma franquia ou para um negócio completamente novo.

Pode até ser que como empreendedor, você não goste tanto de fazer cálculos, embora, sejam eles fatores e ferramentas importantíssimas para que se obtenha êxito no mercado.

A vida de todo e qualquer empreendedor sempre requer ações que estão associadas a planejamento e cálculos, e por isso, estar atento aos mínimos detalhes contábeis, se torna tão vital para que a empresa não seja fadada ao fracasso!

Pense nisso e se precisar de ajuda com cálculos e ajustes de sua rentabilidade ou lucratividade, ficaremos felizes em poder ajudar!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *