7 maneiras de melhorar a liquidez de sua empresa!

 Descubra como calcular o índice de liquidez de sua empresa e como melhorá-lo.

Liquidez é a capacidade que sua empresa tem de transformar seus ativos em “cash” ou dinheiro rapidamente para pagar suas despesas ou aumentar o capital de giro. Todos nós ouvimos o ditado “dinheiro é rei”, então aqui estão sete maneiras rápidas e fáceis de melhorar a liquidez de sua empresa.

  1. Abra contas de investimento Use contas de Investimento em seu banco de confiança. Isso permitirá que você receba juros sobre quaisquer saldos de caixa que sobrar ao final do mês. Isto é, o saldo que sobra no mês em conta corrente é transferido para uma conta de investimento, o que pode gerar ganhos de juros para a empresa, ainda que pequenos, e a qualquer momento que você precisar, você os transfere de volta para a conta corrente, e o melhor sem pagamento de taxas para o banco.
  2. Reduza seus Custos Avalie seus custos gerais e veja se há oportunidades para diminuí-los. Reduzir despesas gerais tem um impacto direto sobre a rentabilidade de sua empresa. As despesas gerais, incluindo aluguel, publicidade, mão-de-obra indireta e honorários profissionais, são despesas indiretas nas quais as empresas recorrem para manter o negócio em operação, sem precisar utilizar recursos internos da empresa, o que poderia gerar um custo ainda maior.
  3. Ativos improdutivos Se você tem ativos improdutivos que a empresa esteja apenas armazenando e gerando custos para o caixa da mesma, então é hora de se livrar deles. A única razão pela qual você deve gastar dinheiro em ativos, como edifícios, equipamentos e veículos é gerar receita. Se não gerar receita, venda e aplique o seu dinheiro.
  4. Contas a receber monitore suas contas a receber de forma eficaz para garantir que você está cobrando seus clientes corretamente e que você está recebendo seus recebíveis sempre em dia.
  5. Contas a pagar Negocie condições de pagamento mais longas com seus fornecedores sempre que possível para manter seu dinheiro aplicado por mais tempo.
  6. Retiradas dos sócios Monitore a quantidade de dinheiro que está sendo retirada do negócio para fins não comerciais, como pagamento de contas particulares dos sócios. Tirar muito dinheiro do caixa para aquilo que não é essencial para o funcionamento da empresa, pode iniciar uma hemorragia no caixa e gerar riscos financeiros desnecessários para o negócio.
  7. Rentabilidade: Reveja a lucratividade de sua cesta de produtos e serviços. Avalie onde os preços podem ser aumentados em uma base regular para manter ou aumentar a rentabilidade. À medida que seus custos aumentam e os mercados mudam os preços também precisam ser ajustados.

Implemente estas sete dicas simples em seu negócio para melhorar a liquidez de sua empresa. Isso ajudará a garantir que você tenha os níveis adequados de fluxo de caixa para operações contínuas de crescimento da empresa.

Existem dois principais rácios financeiros usados ​​para medir o índice de liquidez de uma empresa.

  1. A relação atual é igual ao ativo circulante dividido pelo passivo circulante. Isso deve ter uma proporção alvo de 2 para 3, o que indica que você tem fundos líquidos adequados para pagar suas obrigações atuais.
  2. Proporção rápida é igual ao ativo circulante (menos inventário) dividido pelo passivo circulante. Isto deve ter uma relação de alvo de 1 para 2, que indica seus fundos líquidos sem vender seu inventário.

Você pode encontrar os saldos de seus ativos circulantes e passivos circulantes em seu balanço. Visite seu contador se precisar de orientação e realize uma análise aprofundada em seu balanço financeiro. Analisar informações do seu mercado de atuação também pode ajudá-lo a avaliar como você se compara a outros em seu segmento específico.

Se tiver dúvidas sobre como calcular e melhorar a liquidez de sua empresa, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em ajudar você!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *