Qual a diferença entre pequena empresa e Startup?

Não é novidade que com o passar dos anos, o número de empreendedores cresce e muito no Brasil e no mundo. Ainda assim, muitos profissionais ainda confundem a gama ideológica organizacional entre uma pequena empresa e uma startup, e muitas pessoas que decidem abrir uma empresa, imaginam estar abrindo uma startup. Nesse sentido é importante saber que antes de decidir abrir um novo negócio é preciso ter o esclarecimento de qual dos tipos de empreendimento é o melhor para você, pois essas duas modalidades empresariais possuem distinções entre si.

Qual é a diferença entre uma pequena empresa e uma startup?

A maior diferença que pode existir entre esses dois tipos de organizações, está relacionado aos objetivos principais e quanto a finalidade de cada uma, por exemplo, as pequenas empresas são guiadas por fatores como rentabilidade e valor estável a longo prazo, já a startup é focada na receita para seu financiamento e também no potencial de crescimento que pode obter mediante ao negócio.

Escalabilidade e inovação ou venda tradicional?

Para abrir um novo negócio é preciso analisar antes que tipo de perfil organizacional se deseja trabalhar. Se o perfil que você deseja é operado pela inovação, tecnologia e diferenciação, a startup é o melhor segmento que você pode optar.

Já se você é voltado mais para os meios tradicionais de empreender, a modalidade de pequena empresa tem maior relação com a sua motivação empreendedora.

Uma startup, se trata de uma organização que inicia, sendo projetada para um modelo de negócio repetível e escalável, agindo no contexto de automatização para agir com venda em larga escala.

Os gestores desse tipo de empresa visam buscar respostas do mercado, diante a um serviço ou produto que é inovador e tendencioso, e assim esperam vender em grandes proporções, entregando o valor aos seus clientes.

A pequena empresa se trata de um empreendimento que tem prioridade nas operações independentes, visa muito a organização para obtenção do lucro e sua atividade não será nenhuma novidade para o mercado e público-alvo.

Geralmente as pequenas e médias empresas comercializam serviços ou produtos que já são conhecidos pela população e que possuem nichos bastantes experimentados.

Já uma startup, começa sempre pequena, mas tem a missão de crescer rapidamente, tendo assim, um impacto significativo no mercado e até criando novos nichos, subnichos com o poder da criatividade, inovação e planejamento continuado de acordo com esse sistema.

Conclusão

É preciso entender que ao decidir abrir uma startup, o empreendedor está atuando com um modelo de negócio escalável, que passará por um processo de teste, a fim de gerar uma validação inovadora. Sendo assim, a startup servirá como fase de experimentação da empresa e para que a organização atue com excelência, precisará de investimentos e de investidores que acreditem na potencialidade que ela tem sobre a ideia.

Uma startup precisa fundamentalmente de forte investimento, até que ela encontre através do seu modelo escalável, uma forma de se sustentar. A pequena e média empresa começa com a organização que já é estruturada e que já tem um modelo definido, não tendo a necessidade de mudar rapidamente, dessa forma, o gestor pode aplicar menos capital do que com relação ao investimento de uma startup, que muitas vezes precisa de mais capital com a finalidade de nutrir o seu processo com os testes e modelos aplicáveis.

Diante essa estrutura de empreendimento, é possível focar na entrega e na realização do plano que já foi traçado.

Portanto, ao pensar em abrir um negócio, é preciso analisar bem cada opção. Conversar com um contador, é parte fundamental de todo o processo de decisão e definição, porque não existe nenhum outro profissional que tenha os conhecimentos adequados para informar todos os cálculos e informações financeiras, legais e fiscais para que o seu negócio tenha sucesso, seja ele uma pequena empresa ou uma startup.

Até a próxima!

 

Se você gostou deste post, temos certeza que você vai adorar ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *