Ser um bom comunicador faz parte da rotina de um administrador, confira nossas dicas!

Você sabia que uma das competências essenciais para um administrador é ser um bom comunicador? Isso mesmo se você realmente deseja obter sucesso em sua carreira profissional, então é importante desenvolver essa competência.

Ser um bom comunicador faz parte da rotina de um administrador, uma vez que você atua nesta posição esta característica interpessoal te permite criar uma equipe de trabalho bem sucedida visando obter excelentes resultados dentro de sua organização. Dentro deste contexto, confira nossas dicas aqui neste artigo. Acompanhe!

Postura

A postura do administrador é fundamental durante toda abordagem que tiver com seus clientes, fornecedores, colaboradores, equipe de vendas e demais com quem interagir. Um desvio de olhar, um sorriso, um aperto de mão… todos estes e outros são gestos que fazem parte da boa comunicação.

As pessoas que farão parte da comunicação, inconscientemente, poderão reconhecer e interpretar esses sinais e estes diretamente impactam na decisão que tomarem.

Autenticidade

Quando você for se comunicar passe uma imagem verdadeira do seu eu. Compartilhe suas crenças, lutas e momentos de dúvida, porém explique com confiança e convicção como as superou.

Tenha tempo para dialogar

De fato o diálogo faz parte da comunicação dos administradores, gestores e empreendedores; portanto se você não encontrar tempo para isso não haverá uma comunicação eficiente. Não precisa ser uma conversa longa; basta que você tenha uma pauta e aborde determinado assunto para discutir com a equipe.

É preciso haver essa interação para falar sobre a semana tipo, o que foi alcançado, o que não foi, por qual motivo e que plano de ação pode ser feito como ação de melhoria.

Ter tempo para conversas informais também é válido para promover um momento de descontração, falar sobre outros assuntos, conhecer um pouco mais o colaborador, etc.

Esta é uma maneira de fazer perguntas pertinentes que possam trazer à tona qualquer tipo de informação valiosa. Com as respostas que obtiver você pode descobrir como abordar um cliente ou colaborador da melhor forma entre várias outras coisas.

Saber ouvir

Também faz parte da boa comunicação, o administrador, assim como outros gestores, aprenderem a ouvir. Um bom comunicador também é um bom ouvinte. Então, exercite essa habilidade urgentemente!

Receber o feedback

A comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, é preciso saber se o que você comunicou foi compreendido pelo interlocutor. Realizar uma reunião a cada 3 ou 6 meses com cada colaborador é viável para colocar “os pingos nos is” e identificar essa questão da compreensão.

Busque sintonia em sua comunicação

Falar não é comunicar; é sim um elemento da comunicação. Por isso é importante que você busque ter sintonia em sua comunicação procurando descobrir quais são as necessidades de seu público-alvo, os problemas que eles enfrentam para assim elaborar respostas mais assertivas de acordo com a ocasião.

Esta é uma das principais estratégias da boa comunicação de grandes empresas utilizam para conseguir vender mais e com qualidade.

Esteja totalmente presente

Não basta estar por perto de sua equipe. Você deve estar totalmente presente para movê-la, entender, ouvir e prestar atenção. É seu dever exercitar a comunicação de liderança informando às pessoas o que espera que elas sintam, acreditam e façam dentro da empresa.

Ser objetivo

Administradores que são bons comunicadores não ficam dando voltas e mais voltas para falar sobre determinado assunto. Eles usam de objetividade durante a comunicação, pois sabem exatamente onde pretendem chegar com aquela conversa.

Portanto, ser um bom comunicador faz parte da rotina de um administrador. A falta de comunicação eficiente pode te impedir de chegar a um melhor patamar. Acredite e busque se aperfeiçoar nessa área. Com essas dicas você já pode dar o primeiro passo.

Então; o que você acha da comunicação dentro da sua empresa? Comente!

Até a próxima!.

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