
Trabalhar como freelancer ou PJ
Trabalhar como freelancer ou PJ (Pessoa Jurídica)?
Essa pergunta tem sido feita por muitos profissionais e empreendedores. Principalmente aqueles ligados aos nichos de comunicação, marketing, criação, desenvolvimento e tecnologia.
Seja por uma decisão própria ou por uma oferta de trabalho com essas seguintes condições, é preciso analisar ambas as modalidades de atuação perante o mercado.
Por exemplo, uma empresa pode sugerir um acerto, caso o profissional atue sendo pessoa jurídica ou ainda há aquelas que se interessam na condição do trabalhador ser freelancer, mas afinal de contas, o que é relevante nessas duas posições de trabalho?
Conheça agora as principais vantagens do trabalho como PJ ou freelancer:
Umas das grandes vantagens em ser PJ têm a ver com os seguintes pontos:
- Remuneração acima do oferecido pela CLT. Geralmente, para se compensar a diminuição das vantagens que englobam o trabalho de carteira assinada, a empresa costuma pagar pelos menos 40% a mais do que o salário sobre a função a ser exercida com carteira assinada.
- Um profissional PJ pode atender várias empresas. Não há contrato de exclusividade, a não ser que o profissional assim o queira. Nesse caso o profissional pode atender várias empresas, tendo apenas que cumprir com o que foi acordado com cada uma delas, e dessa forma, consegue aumentar seu faturamento mensal e anual, tendo garantido fontes múltiplas de recebimento.
- Flexibilidade com os horários. Outro benefício que está associado diante a agenda profissional, podendo haver escolhas de horário para o desempenho do trabalho.
- Aumento proporcional financeiro de acordo com o trabalho e/ ou serviços desempenhados.
O que precisa ser levado em consideração?
É importante saber que para ser PJ é necessário constituir e formalizar empresa.
Ao decidir por ser PJ é vital entender que os resultados serão de acordo com o empenho dado ao trabalho prestado e com relação ao tempo em que o contrato estiver ativo. No caso do contrato ser interrompido, será necessário buscar novos clientes para atendimento.
Como PJ o profissional não possui férias remuneradas, pagamentos de horas extras, décimo terceiro salário ou ainda ajustes salariais de acordo com a classe trabalhista. Em compensação, muitos empreendedores se mantém mais felizes atuando dessa maneira, pois ressaltam que no final do mês, o valor obtido com a remuneração, acaba sendo maior do que se fosse com um trabalho CLT.
Na hora de escolher por ser PJ, o empreendedor precisa definir alguns pontos cruciais para o sucesso de sua atuação, são estes:
- Qual o melhor tipo de empresa.
- Regime tributário.
- Tipo de atividade.
- Declaração do IR – Imposto de renda.
De forma geral, trabalhar como PJ tem muitos pontos positivos e se trata de um bom negócio para quem busca aumento da receita.
E o trabalho como freelancer?
O trabalho como freelancer também tem se mostrado muito conveniente para diversos tipos de empreendedores.
As grandes vantagens envolvidas se relacionam com:
- Maior flexibilidade de atendimento, de acordo com horários e local, já que o freelancer poder desenvolver suas atividades a partir de qualquer lugar. Seja em casa ou na rua em um café, por exemplo.
E o que precisa ser levado em consideração como freelancer?
A primeira questão e benefício tem a ver com o cadastro MEI – que denomina a atividade como Microempreendedor Individual.
A partir do momento em que o freelancer faz parte desse cadastro, possui várias vantagens ao seu favor, incluindo benefícios sociais.
Nesse sistema há maior poder de iniciativa para produzir o trabalho. Ou seja, por não haver vínculo empregatício algum, o profissional pode escolher quando vai desempenhar o trabalho (de acordo com a negociação) e como o desenvolverá, tendo assim maior autonomia para as decisões mais importante diante cada projeto.
Sendo assim, ambos os casos, são muitos bons, seja como PJ ou como freelancer! Mas quanto a questão contábil é preciso lembrar que para ser MEI, o profissional empreendedor não pode ganhar mais de 60 mil por ano.
Quer ganhar mais?
Então não deixe de acompanhar nossos posts, interagir com nossa equipe de especialistas e enviar suas dúvidas e/ou sugestões de novos temas. Amamos interagir com vocês e entendemos que você é um grande empreendedor e merece gozar de todos os benefícios que empreender com sucesso proporciona!
Até breve!